Tipos de tatame: Você sabe qual é o ideal para cada esporte?

Cuidados necessários para a saúde mental que um profissional da saúde precisa adotar
20/08/2021
Mostrar tudo

Tipos de tatame: Você sabe qual é o ideal para cada esporte?

Praticar esportes é muito importante para a saúde do corpo e da mente, mas alguns esportes exigem não somente esforço da parte do praticante, mas também um local com estrutura adequada para que a prática dos movimentos não machuque o esportista.

Quando decidir praticar algum esporte é preciso analisar se o local é apropriado, se não vai causar algum malefício para você. Ficar atento às condições do local é muito importante.

Pensando nisso, resolvemos falar sobre um produto muito usado hoje em dia, o tatame. Esse objeto era no passado usado no piso das casas japonesas. Com o passar do tempo ele foi ganhando novas finalidades e sendo usado em vários lugares.

Por se tratar de uma superfície firme, o tatame é muito usado como piso na prática de alguns esportes. Veja agora alguns tipos de tatame para usar em diferentes tipos de esportes.  

Tatame para Jiu-jitsu

O tatame para jiu-jitsu precisa ser montado no modelo quadrado, contendo dezoito placas na região da luta e mais quatorze placas na região de segurança, ou seja, ao redor.

O jiu-jitsu é um esporte que consiste na imobilização do adversário por meio de golpes direcionados nas articulações e também estrangulamento. Uma característica muito marcante deste esporte é a utilização do peso e da força do adversário contra ele próprio. Neste caso, o tatame jiu-jitsu deve ser de 100x100x40mm.

Tatame para judô

O tatame para judô deve ser de 100x100x30mm para suportar a pressão de muitos golpes acertados no chão.

O judô é um esporte que tem como principal característica a inteligência, que associada a força física, torna o esportista um excelente profissional. No judô o principal objetivo é derrubar e deter o adversário por um período mínimo de meio minuto.

O tatame deve ser montado em uma área de mais ou menos quinze metros, com três metros de largura na área de segurança. Para a região de combate, é necessário montar dez metros.

Tatame para karatê

O karatê é um esporte que ensina técnicas de defesa por meio de golpes e bloqueios utilizando os pés e as mãos, trabalhando os reflexos rápidos e também o equilíbrio.

O local da competição deve ter um espaço de 10x10m e o tatame ideal é de 100x100x20mm. O local da competição deve ter um metro de largura de segurança e a área de perigo, oito metros.

Tatame para taekwondo

Para a prática deste esporte, o tatame deve ser de 100x100x30mm. Taekwondo é um tipo de esporte realizado por meio de pontapés direcionado aos punhos do adversário. Para que ninguém saia muito machucado, é utilizado alguns equipamentos de proteção.

A área de combate juntamente com a área de segurança devem ter um modelo quadrado, que dê um total de 8x8m.  

Tatame para ginástica

O tatame para ginástica é um tipo de esporte em que todo o corpo é trabalhado por meio de movimentos de alto e baixo impacto. Algumas ginásticas de baixo impacto podem ser praticadas sem o tatame, no entanto, para ginásticas como acrobática, aeróbica, artística e rítmica é necessário o uso do tatame na medida de 100x100x30mm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *