Máscaras de TNT permitem mais conforto respiratório para esportes

Como Ganhar Massa Muscular em Pouco Tempo
23/08/2019
Mostrar tudo

Máscaras de TNT permitem mais conforto respiratório para esportes

Máscaras de TNT permitem mais conforto respiratório para esportes (Foto de Anna Shvets no Pexels)

Máscaras de TNT permitem mais conforto respiratório para esportes (Foto de Anna Shvets no Pexels)

Devido à pandemia causada pelo coronavírus, todas as comunidades autônomas impuseram o uso obrigatório de máscaras em vias públicas e espaços ao ar livre, mesmo em circunstâncias em que a distância de segurança de 2 metros é respeitada.

Embora a princípio pareça que atividades esportivas como corrida e esportes individuais estejam isentas dessa obrigação, muitos corredores desejam sair com segurança e buscam informações sobre máscaras de proteção especiais para correr.

Dessa forma, os diferentes modelos de máscaras podem ser bons para uns e prejudiciais para outros. Muitas pessoas saíram para comprar tnt para máscaras que permitam maior ventilação de ar, por exemplo. 

De fato, entre alguns adeptos dos esportes de alta intensidade existe a crença de que pode até melhorar o desempenho físico, já que a máscara obriga a exercitar mais sua capacidade respiratória. Mas isso tem alguma base científica?

Máscaras melhoram o desempenho físico? 

Do ponto de vista médico, os estudos realizados até o momento pela medicina do esporte com o uso da máscara durante a realização de exercícios físicos intensos concluem que em nenhum caso a respiração está obstruída. 

Portanto, seu uso não é perigoso e não causa privação de oxigênio. Os tipos de máscaras também influenciam as sensações ao praticar esportes. 

Para exercícios leves, os especialistas recomendam máscaras cirúrgicas ou higiênicas, que são mais leves e respiráveis ​​do que as máscaras que oferecem maior proteção. 

Os mais grossos não permitem nem mesmo exercícios leves ou moderados, pois a sensação de sufocamento é intensificada. 

Diversas marcas oferecem máscaras específicas para esportes, mais bem adaptadas ao mercado.

Por outro lado, e ao contrário do que tem sido divulgado em alguns fóruns de adeptos da corrida ou da prática de outros desportos de alta intensidade, a máscara não melhora o desempenho físico. 

Em nenhum caso. Não existe nenhum exame médico que mostre que o treinamento respiratório melhora. Para isso não se usa máscara, existem outras máquinas específicas para isso. 

Questão de segurança 

Se o que você quer é treinar a musculatura respiratória e a capacidade pulmonar, tem como fazer com máquinas específicas (Powerbreathe) e até máscaras já projetadas para isso, mas não cirúrgicas ou higiênicas. 

São aparelhos específicos que oferecem resistência, ajustável, na hora de inspirar.

Para continuar praticando esportes de alta intensidade sem máscara quando praticados em ambientes compartilhados com outras pessoas, a distância física deve ser sempre extrema, por segurança. 

Uma distância que no caso dos atletas deve ser maior do que quando não estão fazendo exercício físico intenso, portanto maior que os 1,5-2 metros que se estabelecem como regra geral.

Se você correr em lugares frequentados por outras pessoas, é importante manter distância de outras pessoas ou usar uma máscara

Distanciamento

A distância recomendada por especialistas em esportes de alta intensidade, como corrida ou ciclismo, chega a 5 ou 6 metros. 

Se você faz o exercício somente ao ar livre, não precisa usar máscara, pois não há risco de transmissão se respeitar as distâncias de segurança no caso de cruzar com outros atletas.

Se for um esporte de contato e não for possível realizar testes de PCR, como no caso de atletas profissionais, deve-se usar máscara e tentar evitar o mínimo de contato. Embora seja um incômodo, nesses esportes de contato é preciso usar máscara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *