Dentre os equipamentos de proteção para a prática do ciclismo, o capacete ciclismo é um dos mais importantes. Ele previne acidentes e protege a cabeça contra possíveis destroços ao longo do trajeto.
Mas, além do capacete existem outros equipamentos de proteção individual que garantem a segurança do esportista. Graças a eles é que muitos acidentes graves são prevenidos.
Neste artigo, você vai conhecer os principais equipamentos de segurança na prática de esportes. É claro que, para cada esporte específico há certos tipos de equipamentos. Por isso, é fundamental conhecer os equipamentos de segurança de cada esporte antes de praticá-lo.
Há esportista que vê o uso de capacete como “careta” ou “cafona”. Mas, o equipamento é tão importante que é considerado como primordial para todos os tipos de esportes. Isso porque ele protege um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, que é o cérebro.
Os esportes que mais utilizam o capacete como equipamento oficial de segurança são: ciclismo, baseball, basquete, hóquei, futebol americano, alpinismo, patinação, rappel e skate.
O capacete precisa ser utilizado de acordo com a medida correta da cabeça. A suspensão do capacete deve estar ajustada ao pescoço, de modo que se houver algum acidente o capacete não voará para longe.
As luvas são muito utilizadas na prática de ciclismo . Alguns ciclistas não levam muito a sério o uso desse equipamento, mas ele é fundamental para proteção das mãos contra lesões durante acidentes.
Ao ocorrer uma queda, a primeira coisa que fazemos é colocar as mãos sobre o chão. Nesse sentido, as mãos precisam estar devidamente protegidas para a segurança nesses momentos.
Para quem tem o “pulso aberto”, o protetor de pulso é indispensável para a realização de qualquer esporte. Ele previne o agravamento da condição médica, que costuma impossibilitar o indivíduo em diversas situações simples do dia a dia.
Existem vários modelos de protetores de pulso no mercado. O mais importante é você encontrar um que se ajuste adequadamente ao seu pulso. Tenha cuidado para o equipamento não ficar frouxo demais e nem apertado demais, pois isso impede a circulação sanguínea.
As cotoveleiras são muito importantes em vários esportes. Há quem desconsidera o uso desse equipamento, sem ao menos imaginar a tamanha proteção que ele confere à essa parte do corpo.
As cotoveleiras funcionam retendo o calor dessa região, ativando a circulação sanguínea e evitando possíveis lesões e distorções da articulação. São vários modelos que existem também no mercado e cada um deve ser muito bem escolhido.
As joelheiras assumem a mesma função das cotoveleiras, que é proteger a articulação contra deslocamentos e distorções e manter a circulação do sangue. Além disso, o equipamento também protege os joelhos contra lesões graves durante as quedas.
Como as joelheiras protegem o joelho amortecendo o impacto durante a queda, elas são essenciais para serem utilizadas durante a prática de esportes radicais. Mas, como dito anteriormente, cada esporte possui equipamentos específicos de segurança. Por isso, não abra mão de pesquisar sobre o esporte que você deseja praticar.