Importância Dos Equipamentos De Segurança Na Prática De Esportes

Veja o que os médicos recomendam após longas competições de atletismo
05/01/2021
Como deve ser a alimentação para atletas com diabetes
Como deve ser a alimentação para atletas com diabetes
19/02/2021
Mostrar tudo

Importância Dos Equipamentos De Segurança Na Prática De Esportes

Importância Dos Equipamentos De Segurança Na Prática De Esportes

Importância Dos Equipamentos De Segurança Na Prática De Esportes

Dentre os equipamentos de proteção para a prática do ciclismo, o capacete ciclismo é um dos mais importantes. Ele previne acidentes e protege a cabeça contra possíveis destroços ao longo do trajeto.

Mas, além do capacete existem outros equipamentos de proteção individual que garantem a segurança do esportista. Graças a eles é que muitos acidentes graves são prevenidos. 

Neste artigo, você vai conhecer os principais equipamentos de segurança na prática de esportes. É claro que, para cada esporte específico há certos tipos de equipamentos. Por isso, é fundamental conhecer os equipamentos de segurança de cada esporte antes de praticá-lo. 

Capacete

Há esportista que vê o uso de capacete como “careta” ou “cafona”. Mas, o equipamento é tão importante que é considerado como primordial para todos os tipos de esportes. Isso porque ele protege um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, que é o cérebro.

Os esportes que mais utilizam o capacete como equipamento oficial de segurança são: ciclismo, baseball, basquete, hóquei, futebol americano, alpinismo, patinação, rappel e skate. 

O capacete precisa ser utilizado de acordo com a medida correta da cabeça. A suspensão do capacete deve estar ajustada ao pescoço, de modo que se houver algum acidente o capacete não voará para longe.

Luvas 

As luvas são muito utilizadas na prática de ciclismo . Alguns ciclistas não levam muito a sério o uso desse equipamento, mas ele é fundamental para proteção das mãos contra lesões durante acidentes.

Ao ocorrer uma queda, a primeira coisa que fazemos é colocar as mãos sobre o chão. Nesse sentido, as mãos precisam estar devidamente protegidas para a segurança nesses momentos.

Protetor de Pulso

Para quem tem o “pulso aberto”, o protetor de pulso é indispensável para a realização de qualquer esporte. Ele previne o agravamento da condição médica, que costuma impossibilitar o indivíduo em diversas situações simples do dia a dia. 

Existem vários modelos de protetores de pulso no mercado. O mais importante é você encontrar um que se ajuste adequadamente ao seu pulso. Tenha cuidado para o equipamento não ficar frouxo demais e nem apertado demais, pois isso impede a circulação sanguínea.

Cotoveleira

As cotoveleiras são muito importantes em vários esportes. Há quem desconsidera o uso desse equipamento, sem ao menos imaginar a tamanha proteção que ele confere à essa parte do corpo.

As cotoveleiras funcionam retendo o calor dessa região, ativando a circulação sanguínea e evitando possíveis lesões e distorções da articulação. São vários modelos que existem também no mercado e cada um deve ser muito bem escolhido. 

Joelheira

As joelheiras assumem a mesma função das cotoveleiras, que é proteger a articulação contra deslocamentos e distorções e manter a circulação do sangue. Além disso, o equipamento também protege os joelhos contra lesões graves durante as quedas.

Como as joelheiras protegem o joelho amortecendo o impacto durante a queda, elas são essenciais para serem utilizadas durante a prática de esportes radicais. Mas, como dito anteriormente, cada esporte possui equipamentos específicos de segurança. Por isso, não abra mão de pesquisar sobre o esporte que você deseja praticar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *