Dicas para prevenir o câncer de próstata com exercícios

Relação entre o esporte e a saúde bucal
01/06/2021
Benefícios que a prática de esportes traz para a saúde física e mental
18/06/2021
Mostrar tudo

Dicas para prevenir o câncer de próstata com exercícios

Com quase um milhão de novos casos sendo diagnosticados todos os anos no mundo, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O diagnóstico precoce é de extrema importância, pois é uma doença que pode ocorrer de forma agressiva e progredir rapidamente. Porém, se identificada rapidamente, a chance de cura chega a 90%. Portanto, é de extrema importância que consulte seu urologista com frequência para fazer exames rotineiros.

A cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata ou prostatectomia robótica é um tratamento eficaz para quando a doença já está presente na vida do homem, porém, praticar exercícios é uma ótima forma de preveni-la. Veja mais a seguir.

Prática regular de exercícios e a prevenção do câncer de próstata

A prática regular de exercícios físicos tem sido vista como muito benéfica na prevenção e no tratamento de doenças oncológicas. Estudos científicos apontam que pacientes com câncer de próstata que mantêm uma vida saudável e praticam exercícios regularmente, de forma regrada, diminuem os riscos de morrer da doença.

Pesquisa realizada pelo departamento de epidemiologia da Harvard School of Public Health e Channing Laboratory at Brigham and Women ‘s Hospital, pôde observar que homens com câncer de próstata devem realizar atividades físicas vigorosas para a saúde em geral, por aproximadamente 15 minutos por dia. Praticar exercícios frequentemente de três ou mais horas semanais pode ser especialmente benéfico para o câncer de próstata e para a saúde como um todo.

Modalidades de exercícios que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata

Corrida

Seja na rua ou na esteira, a corrida é, sem dúvidas, uma modalidade que se faz muito presente na vida de muitas pessoas e que traz diversos benefícios para a saúde.

Além de proteger contra o câncer de próstata, protege também contra outros tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças.

Futebol

Sem dúvidas conta como exercício vigoroso. Correr, pular e jogar, são ótimas maneiras de manter seu peso sob controle, que é um dos fatores que pode influenciar no surgimento do câncer de próstata.

Além disso, jogar futebol ajuda a baixar a pressão alta, fortalece os ossos e previne o surgimento do Alzheimer.

Natação

A natação é um esporte aeróbico super indicado para todas as idades. Melhora a força, tonifica os músculos e ajuda no controle de peso e na queima de gordura.

É um ótimo exercício para prevenir o câncer de próstata, mas também pode combater o estresse, melhorar a memória e melhorar a respiração.

Outros fatores para prevenir o câncer de próstata, são:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Evitar o uso de cigarro;
  • Evitar o consumo de álcool.

É válido ressaltar que antes de praticar qualquer exercício físico, é importante que consulte um profissional para fazer uma avaliação, receber orientações e ter um acompanhamento. Tome cuidado para não exagerar, pois a intensidade ideal para as suas atividades físicas depende não apenas da sua idade, mas também de fatores genéticos, condição de saúde geral, peso, dentre outros fatores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *