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Como o exercício pode melhorar a saúde bucal?

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O exercício tem tantos benefícios documentados, incluindo sua capacidade de reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer – mas pesquisas indicam que também podem melhorar a saúde bucal.

Um estudo publicado no Journal of Dentistry mostrou que a atividade física regular pode melhorar a saúde periodontal.

Para ser mais preciso, as pessoas que se exercitavam regularmente tinham uma probabilidade 54% menor de desenvolver periodontite em comparação com aquelas que levavam uma vida sedentária.

Outro estudo também revelou que pessoas que se exercitaram três vezes por semana ou menos também podem colher benefícios, o que significa que têm uma probabilidade 33% menor de desenvolver periodontite.

IMC e saúde bucal

Existe uma ligação vital entre o Índice de Massa Corporal (IMC) das pessoas e sua saúde bucal.

Um estudo publicado n descobriu que pessoas que mantêm um peso normal e fazem a quantidade recomendada de exercícios têm uma probabilidade 40% menor de ter periodontite.

Outros comportamentos que melhoram a saúde incluem o consumo de uma dieta saudável de estilo mediterrâneo, com baixo teor de açúcares refinados e rica em fibras, frutas, vegetais e gorduras saudáveis.

Começando

A quantidade recomendada de exercícios para melhorar a saúde bucal varia de acordo com a idade.

Para a maioria dos adultos saudáveis, a recomendação é cerca de 150 minutos de exercícios cardiovasculares moderados ou 75 minutos de exercícios cardiovasculares vigorosos.

O treinamento de força também é fundamental pelo menos duas vezes por semana para os principais grupos musculares.

As pessoas que estão começando devem fazê-lo lentamente, aumentando o tempo e a intensidade do treino conforme progridem.

Aqueles que levantam pesos devem fazê-lo usando um treino aprovado pelo treinador, usando um rolo de espuma de massagem para aliviar a dor.

É de se esperar um pouco de dor quando uma pessoa começa o treinamento com pesos, em particular, devido ao acúmulo de ácido láctico.

Rolos de alívio da dor pessoais podem ajudar, assim como alongamento e aquecimento bem antes dos exercícios.

Também funciona ao contrário

Sabemos que o exercício pode beneficiar a saúde oral, mas também funciona ao contrário. Ou seja, cuidar dos dentes pode ajudar a proteger o coração e, portanto, a sua capacidade de se manter em forma e ativo.

Um estudo recente descobriu que escovar os dentes frequentemente está relacionado a um risco menor de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.

Uma possível razão, postularam os cientistas, é que a escovação frequente reduz a quantidade de bactérias que vivem nas bolsas entre os dentes e a gengiva, mantendo assim as bactérias longe da corrente sanguínea.

Para os atletas que buscam melhorar a sua saúde bucal, podem encontrar implante dentário porto alegre de qualidade agora.

Muito de uma coisa boa?

Algumas das principais causas da fraqueza do esmalte são beber bebidas esportivas ácidas e respirar com a boca aberta durante o exercício.

Os atletas podem neutralizar esses efeitos optando por uma solução eletrolítica de água e buscando respirar com a boca fechada.

O exercício como um todo conduz a uma melhor saúde oral – especialmente a saúde das gengivas. No entanto, quando realizado de forma intensiva, pode corroer o esmalte.

Em vez de desistir dos exercícios, os atletas simplesmente precisam tomar cuidado para evitar bebidas ácidas e respirar pelo nariz.

Respirar com a boca aberta pode secar a saliva, deixando o esmalte exposto a bactérias nocivas.

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