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Como deve ser a alimentação para atletas com diabetes

Como deve ser a alimentação para atletas com diabetes

Como deve ser a alimentação para atletas com diabetes

Muitos atletas com diabetes acabam tendo cuidado redobrado na hora de praticar uma atividade física. Eles temem que haja uma queda do açúcar no sangue.

No entanto, tendo uma boa alimentação e monitorando a quantidade que está comendo, é possível manter os níveis de açúcar suficientes no sangue e seguir mantendo o seu desempenho.

Basta aprender e se educar sobre como a diabetes afeta a sua vida como atleta e seguir algumas das dicas para controlar a diabetes e obter o que há de melhor dos seus treinos.

Como a diabetes afeta os atletas

A insulina é responsável por permitir que a glicose entre nas células e sejam usadas por ela para produzir energia. Funciona também promovendo o armazenamento de glicogênio para se recuperar.

As pessoas que possuem Diabetes tipo 1 Rio de Janeiro não conseguem produzir a insulina. Por isso, precisam de injeções da mesma.

Assim, programar as refeições em relação aos exercícios, junto da terapia com insulina, deve ser levado a sério.

Basicamente, é importante ter cuidado nas quantidades de proteína e carboidratos consumidos para treinar com intensidade e ter sucesso na sua atividade física. 

Controle o seu açúcar 

Sempre faça uma verificação dos açúcares antes de começar a atividade física. O nível normal de glicose no sangue costuma ser de 80mg/dl e 120mg/dll.

Caso estejam muito baixos, ou seja, abaixo desses valores, é a hora de fazer um lanche e esperar que haja a digestão antes de começar com a sua atividade.

Os atletas que enfrentam a diabetes precisam sempre ter alimentos ricos em carboidratos, como frutas, barras de granola, balas, para poder manter o nível de açúcar no sangue. 

Programe suas refeições

Para quem tem diabetes, tudo o que você come é muito importante, mas também quando irá comer.

Pular refeições ou ficar muito tempo sem se alimentar pode acabar fazendo com que o açúcar no sangue caia e depois tenha um aumento muito rápido.

Assim, faça uma refeição ou lanche rico em carboidrato, pelo menos, duas ou três horas antes do exercício.

Caso o treinamento tenha duração maior do que uma hora, planeje levar um lanche ou uma bebida esportiva com calorias para consumir durante o treino. 

Depois de finalizado, coma algo que tenha carboidratos e proteína para que o açúcar não caia. Verifique como estão os níveis de açúcar depois da atividade para saber que estão na medida certa. 

Contando Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de açúcar dos alimentos e são quem entrega energia para os nossos corpos.

Comer muito ou pouco pode afetar a quantidade de açúcar no sangue, ou seja, vai afetar o seu desempenho.

Ao ter controle sobre a quantidade de carboidratos que consome em cada lanche e refeição, fica mais fácil de equilibrar o resto do seu prato com proteínas e gorduras saudáveis. 

Não se esqueça de beber água

Perder fluidos pode acabar impedindo o seu bom desempenho. Ou seja, para evitar a desidratação, beba bastante água para corresponder a quantidade de suor. 

Manter a hidratação é bem importante para manter o seu desempenho ao máximo durante o treinamento. 

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